Linha Contacto: (+351) 213 964 086



ESTALK

Comunicações, Divulgações e Conferências

image



24 MAIO 2013

Vanessa Silva foi uma das convidadas da ESTAL para o ciclo de ESTALK'S sobre ilustração e desenho. A designer gráfica falou aos presente, na Fnac do centro comercial Vasco da Gama, sobre Storyboards (Diários Gráficos) e o papel do desenho na comunicação.

Iniciou a conferência com a apresentação de um projeto do qual faz parte e que se intitula " Live Sketching " (http://livesketching.com). A génese deste projeto consiste na elaboração de desenhos ao vivo, em tempo real e muito reduzido. Vanessa Silva surpreendeu todos os que assistiam quando, depois de mostrar alguns desenhos, revelou o tempo de execução de cada um deles.
Verdadeiras obras-primas criadas, em média em 5 minutos. A dificuldade da ação está na gestão do tempo, ao mesmo tempo que, enquanto desenha, ter de ouvir e escolher o que acredita ser mais representativo da comunicação por parte dos oradores.

Para além da apresentação dos seus desenhos, ilustrações e projetos, Vanessa lançou também uma questão desafiante, com o objetivo de provocar a plateia: Desenhar ajuda a comunicar?

A resposta dada pela oradora e com a qual todos concordaram foi um redondo sim. A conferência terminou com a participação activa do público que colocou diversas questões.

De nomear uma que questionava Vanessa sobre os métodos que usa para conseguir desenhar tantas ideias em apenas 5 minutos. A resposta surgiu de forma natural "cada caso é um caso, mas normalmente tento reger o meu tempo o melhor que posso para tentar reunir todas as ideias num só plano", confessa.

Depois desta ESTALK fica a pergunta: Quem não vai querer construir um diário gráfico?