Linha Contacto: (+351) 213 964 086
English



ESTAL INTERNACIONAL

image

ESTAL INTERNACIONAL

O Gabinete de Relações Internacionais (GRI) da ESTAL coordena programas de intercâmbio com universidades portuguesas e estrangeiras no âmbito do programa Erasmus+, bem como através de acordos bilaterais com universidades fora do espaço europeu. O seu principal objectivo é o de dar resposta às necessidades dos estudantes, professores e colaboradores no âmbito da mobilidade nacional e internacional. Também apoia estudantes estrangeiros e promove a comunicação internacional.

Erasmus+

O que é o Erasmus+?

O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.

O Erasmus+ entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2014. Este Programa consolida sob um único quadro de apoio as áreas da educação, formação, juventude e desporto e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus.

A ESTAL é detentora da Carta Erasmus para o Ensino Superior (ECHE) válida para participar nas atividades do novo programa.

Carta Erasmus  
Orientações Estratégicas  
International Office Fact Sheet for ERASMUS Partners  


Avaliação de Impacto Erasmus confirma contributo do programa de intercâmbio de estudantes da UE para a empregabilidade e a mobilidade profissional

Os jovens que estudam ou recebem formação no estrangeiro não só adquirem conhecimentos em disciplinas específicas como desenvolvem competências transversais que são muito apreciadas pelos empregadores. De acordo com um novo estudo sobre o impacto do programa da União Europeia de intercâmbio de estudantes Erasmus, os diplomados com experiência internacional têm mais êxito no mercado de trabalho. A possibilidade de sofrerem uma situação de desemprego de longa duração é 50 % menor em relação àqueles que não estudaram ou obtiveram uma formação no estrangeiro e, cinco anos após a graduação, a taxa de desemprego é inferior em 23 %. Esta avaliação, elaborada por peritos independentes, é a maior do seu género, tendo contado com a resposta de cerca de 80 000 participantes, incluindo estudantes e empresas.

Comissão Europeia
Bruxelas, 22 de setembro de 2014



Contactos:
António Quadros Ferro
Coordenador do Departamento de Relações Internacionais
E-mail: internacional@estal.pt
Telef.: (+351) 213 964 086